Criação de Bezerros: Uma Nova Abordagem para Redução de Doenças

Bezerros nascem com imunidade baixa e dependem do colostro; Bezeguard® da UCBVET suplementa essa proteção para um crescimento saudável.

Bovinos

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar

Thumbnail_Blog_Bezerro_1160x520px_1124

O sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa em todos os seres vivos, sendo dividido em dois tipos principais: a imunidade inata, presente desde o nascimento, e a imunidade adaptativa, que é desenvolvida ao longo da vida, quando o organismo entra em contato com patógenos e produz anticorpos específicos.

 

No caso dos bezerros, eles nascem com uma imunidade inata subdesenvolvida e, portanto, dependem totalmente da imunidade passiva, passada de mãe para filho através do colostro. Essa imunidade é fundamental para a proteção dos bezerros na primeira semana de vida, até que possam desenvolver seu próprio sistema imunológico adaptativo.

 

O colostro é a principal fonte de nutrientes e imunoglobulinas (anticorpos) que o bezerro recebe em suas primeiras horas de vida. No entanto, a colostragem materna pode ser insuficiente em qualidade ou concentração devido a diversos fatores, como: colostro proveniente de novilhas, tratamento com antibióticos durante a gestação ou fêmeas com baixa produção de leite.

 

Na espécie bovina, o colostro é composto principalmente por gordura e proteínas, como as imunoglobulinas (Igs). No entanto, além das Igs, ele contém enzimas, como a lactoferrina, e bactérias probióticas, como o Lactobacillus, que contribuem coletivamente para a imunoproteção do neonato.

 

Nessas circunstâncias, a UCBVET Saúde Animal traz ao mercado o Bezeguard®, a única pasta oral que contém, entre outros componentes, colostro bovino, com o objetivo de suplementar o bezerro logo após o nascimento para garantir um crescimento saudável. Seu desempenho e efeito sobre a sanidade de bezerras leiteiras foram testados e comprovados em experimentos, analisando a morbidade de diarreias e pneumonias.

 

Bezerros em experimento com Bezeguard

Figura 1. Experimento realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região de Castro – PR, analisando a influência da suplementação com Bezeguard® sobre a incidência de diarreias e pneumonias em bezerros recém-nascidos.

 

O experimento, realizado no município de Castro, Paraná, envolveu bezerras da raça Holandesa. Os animais foram divididos em dois grupos: um recebeu colostro sem suplementação de Bezeguard®, enquanto o outro grupo foi suplementado com Bezeguard® via oral, administrado nas primeiras seis horas de vida. A avaliação do peso e da altura dos animais também foi realizada aos 30 e aos 60 dias de vida e no momento do desmame, que ocorreu, em média, aos 110 dias.

 

Observou-se no grupo suplementado uma redução de 60% na incidência de diarreia e 50% na ocorrência de pneumonia durante as primeiras oito semanas de vida das bezerras. Além disso, houve um aumento significativo no peso e na altura dos animais aos 60 dias de idade. As bezerras que receberam suplementação apresentaram, em média, 4 kg a mais de peso corpóreo e uma altura média de 155,8 cm, superior ao grupo controle, que registrou uma média de 151,3 cm.

 

Os resultados obtidos podem ser explicados pela menor ocorrência de doenças frequentemente observadas em bezerros recém-nascidos, o que favoreceu um maior desenvolvimento e ganho de peso durante esse período crítico de crescimento. O Bezeguard®, com sua formulação exclusiva, combina colostro bovino enriquecido com probióticos, prebióticos, lactoferrina — uma enzima com ação antimicrobiana —, além de um complexo energético, vitamínico e mineral, desempenhando um papel essencial na suplementação de bezerros.

 

Lucas Azevedo Catananti – Consultor Técnico de Produtos – UCBVET Saúde Animal

Marcos Ferreira – Gerente de Produtos de Pecuária – UCBVET Saúde Animal

Júlia Posca Fantini – Estagiária Técnica de Marketing - UCBVET Saúde Animal

    Artigos relacionados

    Utilização de suplemento oral com colostro bovino para melhorar a transferência de imunidade passiva em bezerros recém-nascidos

    Utilização de suplemento oral com colostro bovino para melhorar a transferência de imunidade passiva em bezerros recém-nascidos.

    LER ARTIGO

    Carrapatos no gado leiteiro: riscos e soluções

    A presença de carrapatos nos rebanhos bovinos é um problema recorrente na pecuária, afetando diretamente a saúde dos animais e gerando grandes prejuízos.

    LER ARTIGO

    Mastite bovina: impactos e tratamento

    A mastite afeta a produção e a qualidade do leite, causando prejuízos ao produtor.

    LER ARTIGO
    UCBVET Siga nosso instagram
    @ucbvetsaudeanimal