O sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa em todos os seres vivos, sendo dividido em dois tipos principais; a imunidade inata, presente desde o nascimento, e a imunidade adaptativa, que é desenvolvida ao longo da vida, quando o organismo entra em contato com patógenos e produz anticorpos específicos.
No caso dos bezerros, eles nascem com uma imunidade inata subdesenvolvida e, portanto, dependem totalmente da imunidade passiva, passada de mãe para filho através do colostro. Essa imunidade é fundamental para a proteção dos bezerros na primeira semana de vida, até que possam desenvolver seu próprio sistema imunológico adaptativo.
O colostro é a principal fonte de nutrientes e imunoglobulinas (anticorpos) que o bezerro recebe em suas primeiras horas de vida, porém, é comum que a colostragem materna não seja suficiente em qualidade, ou concentração por diversos motivos, como por exemplo: colostro provenientes de novilhas, de tratamento com antibióticos durante a gestação ou de fêmeas com baixa produção de leite.
Na espécie bovina, o colostro é composto principalmente por gordura e por proteínas como as imunoglobulinas (Igs), entretanto estes não são os únicos constituintes transferidos. Além das (igs), o colostro contém um grande número de enzimas como a lactoferrina e bactérias probióticos como o Lactobacillus, que contribuem coletivamente para a imunoproteção do neonato.
Nessas circunstâncias, a UCBVET Saúde Animal traz ao mercado o Bezeguard®, a única pasta oral que contém além de outros componentes o colostro bovino que tem o objetivo de suplementar o bezerro logo após o nascimento para que ele tenha um crescimento saudável. Testando e comprovado durante experimentos com o objetivo de avaliar o desempenho e o efeito de seu uso sobre a sanidade de bezerras leiteiras, utilizando múltiplas análises da morbidade de diarreias e pneumonias para monitorar os resultados.
O experimento, realizado no município de Castro, Paraná (figura 1), envolveu bezerras da raça Holandesa. Os animais foram divididos em dois grupos: um recebeu colostro sem suplementação de Bezeguard®, enquanto o outro grupo foi suplementado com Bezeguard® via oral, administrado nas primeiras seis horas de vida. A avaliação do peso e de altura dos animais, também foi realizada aos 30 e aos 60 dias de vida e no momento do desmame, que ocorreu em média para este grupo aos 110 dias.
Observou-se no grupo suplementado, uma redução de 60% na incidência de diarreia e 50% na ocorrência de pneumonia durante as primeiras oito semanas de vida das bezerras. Além disso, houve um aumento significativo no peso e na altura dos animais aos 60 dias de idade. As bezerras que receberam suplementação apresentaram em média 4 kg a mais de peso corpóreo e uma altura média de 155,8 cm, superior ao grupo controle, que registou uma média de 151,3 cm.
Os resultados obtidos podem ser explicados pela menor ocorrência de doenças frequentemente observadas em bezerros recém-nascidos, o que favoreceu um maior desenvolvimento e ganho de peso durante esse período crítico de crescimento. O Bezeguard®, com sua formulação exclusiva que combina colostro bovino enriquecido com probióticos, prebióticos, lactoferrina — uma enzima com ação antimicrobiana —, além de um complexo energético, vitamínico e mineral, desempenha um papel essencial, servindo para complementar uma lacuna existente na suplementação de bezerros.
Lucas Azevedo Catananti – Consultor Técnico de Produtos – UCBVET Saúde Animal
Marcos Ferreira – Gerente de Produtos de Pecuária – UCBVET Saúde Animal
Júlia Posca Fantini – Estagiária Técnica de Marketing - UCBVET Saúde Animal